O que é a avaliação neuropsicológica?

É uma investigação detalhada dos domínios cognitivos do individuo. Engloba a avaliação da memória, da atenção, das habilidades intelectuais, das funções executivas, dentre outros domínios que são muito importantes para as atividades diárias das pessoas. Sendo dividida entre Avaliações Neuropsicológica Infantil, até os 15 anos e Adulto & Idoso, a partir dos 16 anos.

Geralmente quem solicita a avaliação neuropsicológica?

Médicos (Pediatra, Neurologista, Psiquiatra); Equipe escolar; Psicólogos; Psicopedagogos; Fonoaudiólogos.

Quando é indicada uma avaliação neuropsicológica?

No contexto infantil, uma avaliação neuropsicológica é indicada quando há queixas de cognitivas e/ou de baixo rendimento escolar.

Para subsidiar o diagnóstico diferencial em casos de dificuldades de aprendizagem; de transtorno de aprendizagem; transtornos do desenvolvimento infantil. Dentre outros.

No contexto Adulto e Idoso, é indicada quando se tem suspeita de alguma demência como doença de Alzheimer diagnósticos diferenciados de Depressão, Burnout, Ansiedade, solicitação médica ou queixas cognitivas como falta de memória, atenção, execução de atividades da vida diária.

Quanto tempo dura uma avaliação neuropsicológica?

O Tempo de realização de uma avaliação pode variar em cada caso, e em função da problemática que se pretende investigar.

Em geral, em um contexto clínico, uma avaliação compreende entre 5 a 10 sessões para que sejam realizadas entrevistas clínicas, e para que sejam aplicados testes e técnicas (psicológicos e neuropsicológicos) padronizados e validados de investigação e observação de comportamentos e funções cognitivas.

O que podemos obter de resultado?

Com ela, podemos identificar quais são as áreas comprometidas e preservadas e então traçar planos mais eficazes de tratamento e intervenção.

Sendo de grande importância para uma psicoterapia ou reabilitação neurológica eficaz, assim como para acompanhamento em casos de demência, dificuldades de aprendizagem e evolução cognitiva.