Quando procurar o atendimento fonoaudiológico?

Na presença destes fatos abaixo, é importante que um fonoaudiólogo avalie.

Trocas de fonemas;

Omissões de fonemas;

Distorções fonêmicas (o som sai distorcido);

Língua presa;

Criança que quase não fala aos 2 anos;

Uso prolongado de chupeta, mamadeira, hábito de chupar o dedo ou língua;

Gagueira presente em qualquer tempo, inclusive, entre 3 e 4 anos que apresente episódios frequentes de gagueira;

Problemas de respiracão (respirador bucal – trás consigo problemas diversos, incluindo alterações nos órgãos fonoarticulatórios, ocasionando dificuldades na fala, até problemas escolares como distúrbio de aprendizagem);

Problemas na mastigação e no engolir. A fonoaudiologia tem como objetivo o restabelecimento das funções de respiração, mastigação, deglutição e fala visando o equilíbrio destas funções e da musculatura da face;

Disfagia: é a dificuldade em deglutir. Decorre de uma gama ampla de disfunções neurológicas, tumores de cabeça e pescoço ou outras condições médicas. Essa deficiência ocorre em qualquer um dos estágios da deglutição, ora isoladamente ou combinando alguns ou todos eles.Um dos maiores problemas resultantes da disfagia é elevar consideravelmente o risco de pneumonia por aspiração;

Dificuldades de leitura;

Dificuldade de elaborar textos e dominar a escrita;

Dislexia;

Alterações na voz como rouquidão por mais de 15 dias, pigarro, aperto e/ou ardor na garganta, voz fina, falhada e/ou trêmula;

Reabilitação de deficiência auditiva (Surdez). CUIDADO! Uma criança com alterações auditivas pode:

– ser desatenta,

– ser distraída,

– ser bagunceira ou muito quieta,

– ter a letra feia,

– ser desorganizada,

– apresentar trocas na fala e na escrita,

– ter dificuldade para entender piada, ironia e mensagens de duplo sentido,

– não conseguir acompanhar uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, ou conversa em ambiente ruidoso,

– não atender prontamente quando chamada, precisar ser chamada várias vezes ou ficar perguntando sempre “Ãh ? O quê ?”,

– atrapalhar-se ao contar uma história ou dar um recado,

– não compreender o que lê,

– ter dificuldade de memória e de relacionamento com crianças da mesma faixa etária.

Disfunção do processamento auditivo (não é surdez), a pessoa pode ter audição normal e não compreender bem o que é dito.

Alterações neurológicas que causem distúrbios da fala.